Jorge Luis Marzo
La memoria administrada
El barroco y lo hispano
notas de prensa
Os d_efeitos do barroco www.vitruvius.com.br - Brasil, 5/1/2011
título de la nota: Os d_efeitos do barroco
autor de la nota: Amilcar Torrão Filho
medio: www.vitruvius.com.br - Brasil
fecha: 5/1/2011
extracto
Para o professor Marzo, o barroco e a hispanidade funcionam como um boneco e um ventríloquo, ou seja, "o ventríloquo -a hispanidade- realmente conseguiu transferir sua alma ao boneco -o barroco-, de modo que já não pode comunicar-se de outra maneira". Um boneco falastrão, histriônico, repetindo sempre o mesmo discurso e obedecendo as ordens de seu ventríloquo, a hispanidade. Mais ainda, ele afirma que é "da ficção da hispanidade que nasce o êxito do mito barroco", sendo esta a tese principal de seu livro, segundo o próprio autor.
***
Fica claro que para o autor tanto barroco como hispanidade, -termos que se construíram por aderência-, são mitos construídos para justificar determinadas políticas, do passado e do presente, cimentados em fundamentos pétreos destas sociedades, a nação, a religião, a economia ou o destino manifesto .
***
Não se trata de uma obra contra o barroco, mas contra a falta de reflexão da maior parte dos estudos sobre o barroco, que insistem em seu caráter libertário sem levar em conta os conflitos que estão por trás de sua produção.
|